ESTADOS UNIDOS

Domo de ouro: a defesa nuclear espacial que os EUA querem construir

Projeto da Agência de Defesa contra Mísseis interceptará mísseis diretamente do espaço para ampliar a capacidade de defesa contra ameaças

O objetivo do domo de ouro será interceptar mísseis diretamente do espaço. -  (crédito: Matt Wade/Wikimedia Commons)
O objetivo do domo de ouro será interceptar mísseis diretamente do espaço. - (crédito: Matt Wade/Wikimedia Commons)

A Agência de Defesa contra Mísseis (MDA) dos Estados Unidos terá uma reunião com representantes da indústria, entre os dias 30 de abril e 2 de maio, para debater a criação do novo sistema antimísseis do país. O plano é construir o chamado Golden Dome – Domo de ouro em tradução livre –, que será um sistema de defesa nuclear espacial. 

O objetivo do domo de ouro é interceptar mísseis diretamente do espaço para ampliar a capacidade de defesa contra ameaças balísticas, hipersônicas e nucleares, antes que atinjam a atmosfera.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a MDA solicitou informações técnicas sobre o projeto no aviso oficial. Entre os itens de interesse, estão interceptadores, sensores e rastreadores.

Empresas não tradicionais do setor de defesa também são bem-vindas na concorrência para a construção do sistema de defesa.

A MDA busca "soluções inovadoras e disruptivas" e as propostas devem abranger a interceptação na fase inicial de propulsão e fases posteriores de voos. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Um comunicado emitido em janeiro pelo governo Trump detalhava uma nova diretriz para reforçar os EUA diante das crescentes ameaças com mísseis. O Departamento de Defesa dos EUA foi incumbido de desenvolver uma arquitetura abrangente para a nova geração de um sistema antimísseis.

 

postado em 08/04/2025 23:24
x