
O Globo de Ouro anunciou, nesta quarta-feira (7/5), a criação de uma nova categoria na premiação: Melhor podcast entrará em vigor na próxima edição, em 2026. É a primeira vez que eles celebram conquistas além do cinema e da televisão, e segundo a organização, o intuito é valorizar todas as formas de entretenimento com base no consumo da audiência ao redor do mundo inteiro.
Leia também: Rihanna vai voltar a cantar? Saiba o que ela disse
Helen Hoehne, presidente do Globo de Ouro, explica que os podcasts se tornaram um meio para as pessoas compartilharem histórias e construírem comunidades através de fronteiras e gerações, e que “ao reconhecer as produções nos formatos de vídeo e áudio, a premiação honra suas origens, ao mesmo tempo em que dá espaço para novas vozes e formatos serem ouvidos”.
Leia também: Espetáculo gratuito reflete sobre fobia e resistência pelo afeto
Os 25 melhores podcasts do ano serão elegíveis para a estatueta com um total de seis indicações finais na categoria. Mais detalhes dos critérios serão divulgados pelo Globo de Ouro nas próximas semanas. A próxima edição, marcada para o dia 11 de janeiro de 2026, será apresentada pela comediante Nikki Glaser, que fez sucesso com suas piadas na última premiação.
Leia também: Estão abertas as inscrições de filmes para seleção do Festival de Brasília
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel