MOSTRA ESPACIAL

Mostra de primeiro nanossatélite brasiliense chega ao Planetário de Brasília

Evento contará com os bastidores do projeto, exploração de conteúdos interativos e depoimentos. Atividades educativas direcionadas às crianças e jovens também estão na programação da mostra

AlfaCrux foi um nanossatélite com formato de cubo, de 10cm e pesando cerca de 1 kg -  (crédito: Divulgação/Lodestar)
AlfaCrux foi um nanossatélite com formato de cubo, de 10cm e pesando cerca de 1 kg - (crédito: Divulgação/Lodestar)

O Planetário de Brasília Luiz Cruls estreará uma mostra espacial na quinta-feira (24/10). Uma réplica em tamanho real do primeiro nanossatélite brasiliense, o AlfaCrux, ficará exposta permanentemente no planetário após o evento, com visitações permitidas de terça-feira a domingo (das 7h30 às 19h). Evento terá duração de três dias, a entrada será gratuita.

A mostra contará com os bastidores do projeto, exploração de conteúdos interativos e depoimentos. Atividades educativas direcionadas às crianças e jovens também estão na programação do evento.

AlfaCrux, o primeiro nanossatélite do Governo de Brasília
Nanossatélite foi lançado ao espaço em 1º de abril de 2022, a bordo de um foguete da Space X, (foto: Divulgação/Lodestar)

AlfaCrux, primeiro nanossatélite brasiliense

O AlfaCrux foi um nanossatélite — com formato de cubo, de 10cm e pesando cerca de 1 kg — produzido por pesquisadores da UnB com o apoio da Fundação Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Ficou em órbita durante dois anos, utilizando de tecnologias estratégicas para a implementação de sistemas de coleta de dados fundamentais, como desmatamento e queimadas.

O nanossatélite foi lançado ao espaço em 1º de abril de 2022, a bordo de um foguete da Space X, se comunicando com a Terra até abril de 2024 — quando se desintegrou na atmosfera terrestre após cumprir a missão.

"Com o apoio da FAPDF, o projeto de criação e lançamento do AlfaCrux no espaço destaca o compromisso do Governo do Distrito Federal em se posicionar como um centro de inovação e tecnologia avançada. Um o importante para consolidar Brasília como um polo inovador de lançamento de nanossatélites no espaço. Esta iniciativa do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB, só foi possível com a perfeita integração da tríplice hélice entre governo, academia e setor produtivo.”, disse Marco Antônio Costa Júnior, presidente da FAPDF.

AlfaCrux, o primeiro nanossatélite do Governo de Brasília
Nanossatélite ficou em órbita durante dois anos, utilizando de tecnologias estratégicas para a implementação de sistemas de coleta de dados fundamentais, como desmatamento e queimadas. (foto: Divulgação/Lodestar)

Confira a programação:

Local: Planetário de Brasília Luiz Cruls
Datas: 24 a 26 de outubro

24/10 - Abertura
9h-9h30: Recepção e Coffee Break
9h30-10h30: Solenidade de Abertura
10h30-11h: Exibição do Filme "Alfa Crux" e de Debate
11h-12h: Visitação ao Planetário
14h-17h: Visitação das Crianças

25/10 e 26/10 - Educação e Ciência para Jovens Estudantes
9h-12h e 14h-17h: Visitação dos Grupos Escolares

Entrada gratuita.

*Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado

  • AlfaCrux, o primeiro nanossatélite do Governo de Brasília
    Nanossatélite foi lançado ao espaço em 1º de abril de 2022, a bordo de um foguete da Space X, Foto: Divulgação/Lodestar
  • AlfaCrux, o primeiro nanossatélite do Governo de Brasília
    Nanossatélite ficou em órbita durante dois anos, utilizando de tecnologias estratégicas para a implementação de sistemas de coleta de dados fundamentais, como desmatamento e queimadas. Foto: Divulgação/Lodestar
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail [email protected]

postado em 21/10/2024 17:41
x