Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955, em uma tradicional família católica americana.
Andrej ISAKOVIC / AFPIngressou jovem na vida religiosa. Entrou na Ordem de Santo Agostinho aos 21 anos, dedicando-se ao carisma comunitário, à formação e à missão.
AFPFormado em Matemática e depois em Teologia, estudou na Universidade Villanova, nos EUA, e se especializou em Direito Canônico em Roma
Reprodução VaticanoDe 1985 a 1994, viveu em zonas carentes, onde trabalhou diretamente com comunidades indígenas e rurais. Foi missionário por 10 anos no Peru
AFPEntre 2001 e 2013, foi eleito Prior Geral dos agostinianos, o cargo mais alto da congregação no mundo. Ali, se destacou como superior internacional da ordem
AFPFoi nomeado pelo Papa Francisco em 2014 como bispo de Chiclayo, reforçando sua ligação com a América Latina.
Reprodução/VaticanewsEm 2020, foi chamado para cargos importantes no Vaticano. Assumiu postos estratégicos, demonstrou ter um perfil de diálogo, firmeza e pastoralidade.
Gabriel BOUYS / AFPLeão XIV tornou-se cardeal em 2023. Ele segue a linha progressista e era próximo de Francisco.
Reprodução/Vatican NewsDesde 2023, era responsável por indicar novos bispos ao redor do mundo, uma função central no governo da Igreja. Um dos cargos mais influentes da Cúria Romana.
Andreas SOLARO / AFPAntes de ser eleito papa, Robert Prevost enfrentou críticas por sua atuação no Dicastério para os Bispos. Alguns setores o acusam de ser lento em investigar casos de abusos e de favorecer nomeações conservadoras em algumas dioceses. Apesar disso, ele é reconhecido por tentar equilibrar tradição e renovação dentro da Igreja.
FILIPPO MONTEFORTE/ AFPFoi escolhido pelos cardeais em um conclave rápido — em dois dias — sinalizando unidade e confiança.
Andrej ISAKOVIC / AFPLeão XIV combina experiência pastoral com profundo conhecimento da estrutura da Igreja. Simplicidade, firmeza e escuta
Stefano Rellandini / AFPAo escolher o nome Leão, associa-se a papas fortes e reformadores, como Leão XIII, que dialogou com o mundo moderno, fazendo referência à tradição e à coragem.
Andrej ISAKOVIC / AFPO novo papa é visto como um líder ível, com sensibilidade às periferias e forte ligação com a América Latina.
Stefano Rellandini / AFPDe missionário no Peru a papa no Vaticano. Foi lá no Peru, que ele se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana e se tornou o primeiro papa estadunidense.
Andrej ISAKOVIC / AFP